#Texto 1 — Verbete sobre as dificuldades de concentração e escrita na pandemia

Gabrielli dos Santos Pereira
2 min readNov 21, 2020

--

Nessa primeira semana, irei postar sobre os verbetes na dificuldade de concentração e escrita na pandemia, cuja a matéria de Discurso Literário me deu essa oportunidade para expor opiniões e desabafos. Ministrada pela doutora Luciana Salazar Salgado, venho através desse texto me aventurando e arriscando em mais uma atividade nessa quarentena.

A pandemia mudou muita coisa na vida de todos, principalmente dos escritores, o que agravou isso foi a situação psicológica que todos nós estamos, a saúde mental para muitos se tornou um luxo, pois poucas pessoas ainda a têm. Com isso, a dificuldade em se concentrar para escrever, principalmente se a escrita for referente a algo acadêmico, se tornou uma tarefa muito difícil, a concentração não é mais a mesma, isso também piorou pelo fato das bibliotecas não estarem mais abertas ao público, e a leitura digital se tornou a maior aliada a aqueles que não tem condições de sempre comprarem um livro.

Contribuindo ainda mais para a dificuldade de concentração, falo por mim mesma, sempre tive muito mais prazer em pegar um livro e sentir aquele cheirinho e o papel nas minhas mãos, do que ficar lendo em pdf’s, por motivos óbvios que qualquer mensagem recebida ou notificação, o meu foco já muda.

A prova disso, está sendo a minha dificuldade em escrever esse texto, estou a mais de duas horas sentada a frente desse computador, tentando achar as palavras certas para que eu possa me expressar da melhor maneira, mas qualquer coisa que aparece ou qualquer som diferente, o meu foco já muda.

Em tempos como esses o melhor a se fazer, é não se cobrar tanto e principalmente não cobrar nada de alguém também e torcer muito para que tudo isso passe logo. Enquanto isso vou arriscando coisas novas, como por exemplo esse texto, na tentativa de não surtar, nessa quarenta.

--

--

Gabrielli dos Santos Pereira

Registros, desabafos e opiniões de uma graduanda em Linguística